terça-feira, 28 de outubro de 2008

Proposta de trabalho


A equipa formativa tem, neste momento, o seguinte desafio: Analisar de que forma é que os imigrantes e as minorias étnicas são notícia nos órgãos de informação e desenvolver uma opinião crítica sobre essa selecção editorial.

Neste sentido, no módulo de Cidadania e Profissionalidade começou por se estabelecer os temas e os grupos de trabalho:

Imigrantes brasileiros: Daniel, Patrícia e Luís
Imigrantes chineses: Nathalie e Catarina)
Imigrantes ucranianos: Eugénia e Manuela
Imigrantes cabo-verdianos: Natália, Ilídio e Paula
Populações de religião muçulmana: Filipe e Vasco
População de origem cigana: Mena, Teresa, Sofia

Posteriormente, os formandos visitarão a página do Jornal de Notícias onde deverão pesquisar a forma como cada um destes grupos foi notícia durante o mês de Outubro de 2008. Deverão ser seleccionadas as primeiras 50 peças jornalísticas resultantes da pesquisa.

Da leitura das peças jornalísticas, os formandos deverão fazer uma análise de conteúdo, descortinando os assuntos que são notícia (ex.: são qualificados ou não são qualificados; legais ou ilegais, etc.).

Finalmente, os dados resultantes dessa análise serão trabalhados estatiticamente em Sociedade, Ciência e Tecnologia. Com base nesses resultados serão produzidos os textos finais.

Bom trabalho!

João Feijó

Técnico de Informação e Animação Turística

O curso de Técnico de Informação e Animação Turística é um curso de Educação e Formação de Adultos, de nível secundário que confere equivalência ao 12º ano. O curso teve início em Setembro de 2008 e está a ser ministrado pela entidade formadora Winnerges, em Guimarães. Com este blog, pretende-se criar um portfolio das actividades desenvolvidas ao longo do curso de formação em todas as áreas disciplinares. Como desafio inicial, nos próximos meses, pretende-se dinamizar uma actividade integradora, intitulada "Media e interculturalidade"