quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Equipamentos de Protecção Individual



Tipo de cinto constituído por um conjunto de fitas unidas mecanicamente entre si, com baixa ou pequena densidade de conforto, destinado a permitir a união adequada do participante ao extremo da corda de segurança ou a outro material. Visa repartir correctamente a força de choque que o corpo sofre, no final de uma queda (força residual). Muito utilizado na maioria dos desportos radicais.




O capacete, para além de proteger a cabeça de possíveis impactos de pedras e material, contribui significativamente para reduzir a ocorrência de traumatismos cranianos, por impacto directo com a rocha, durante ou no final de uma queda, geralmente descontrolada, invertida.








Pequeno elo de metal com uma abertura através de um "gatilho" com mola.

A abertura do dedo é feita através da pressão de um dedo da mão, e fecha-se logo que se deixa de exercer força sobre este. É a peça mais utilizada em quantidade e variedade de modelos em actividades como o apinismo, escalada, espeleologia, canyoning, pois é utilizado para unir os mais diversos materiais e equipamentos de segurança. Existem duas grandes categorias, mosquetões simples e mosquetões com fecho de segurança, estes últimos podem ser com fecho de rosca, tipo baioneta, ou automático twsitlock, (com segurança simples ou reforçada, sistema ballblock). .

Cordas dinâmicas, que são elásticas de forma a absorver grande parte da energia, para que no caso de uma queda o corpo não sofra esticões que provoquem lesões na coluna.

Sem comentários: