quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

ONDAS ELECTROMAGNÉTICAS

A importância das ondas electromagnéticas na nossa vida é indiscutível.
O Sol, por exemplo, é a maior e mais importante fonte (natural) para os seres terrestres, cuja vida depende do calor e da luz recebidos através de ondas electromagnéticas. Por outro lado, também muitos objectos e dispositivos emitem ondas electromagnéticas, ondas estas que são invisíveis à percepção humana, mas podemos reconhecer a sua existência em nosso redor todos os dias, desde aparelhos a consumirem energia, até à constituição das cores do arco-íris.
As ondas electromagnéticas transportam energia e também a transferem. Como exemplo disso, podemos referir o rádio e a televisão que funcionam graças a este tipo de ondas. Numa estação de rádio, ou televisão, existem os transmissores e uma antena. As ondas que fazem a televisão funcionar transportam energia e informação desde a central de transmissão até às nossas casas.



Como exemplos de ondas electromagnéticas, podemos citar as ondas de rádio, as ondas luminosas, as microondas, os raios X, ultravioletas, infravermelhos, entre outros, que se propagam a uma velocidade de 300 000 km/s.


Sem comentários: